Ensino de estatística e tecnologias da informação e comunicação: entre a docência e o desenvolvimento de recursos tecnológicos
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as discussões realizadas em um encontro com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em que os mesmos foram convidados a participar do processo de desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA para o ensino de Estatística. O estudo de cunho qualitativo e interpretativo, é parte de uma pesquisa de mestrado em andamento, sendo que, neste escrito são apontadas algumas das percepções preliminares com tal prática. Dessa forma, as considerações sobre os fatos ocorridos e sobre as atitudes dos docentes observadas no encontro foram elencadas em categorias que evidenciam: i) atitudes docentes em relação às TIC; ii) atitudes em relação à análise e a coparticipação na construção do AVA; iii) concepções e atitudes em relação à Estatística e Probabilidade; iv) percepções sobre as ferramentas do AVA. O caminho percorrido nesse primeiro encontro com os professores revelou muitos obstáculos, tanto na compreensão da proposta como nas compreensões a respeito da Estatística e Probabilidade, sugerindo que processos de formação continuada que se atentem mais aos aspectos da autonomia do professor e dos saberes básicos da docência na atualidade, sejam priorizados.
Palavras-chave
TIC; professores, AVA, Estatística, Probabilidade.
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PDFDOI: 10.3895/rbect.v9n1.3875
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