Matemática na Educação de Jovens e Adultos: análise da produção científica do período 2004-2015

Giane Correia Silva, Mary Angela Teixeira Brandalise

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, que teve um caráter de revisão sistemática de produções científicas sobre Matemática na Educação de Jovens e Adultos - EJA, publicadas no Brasil no período 2004-2015. No levantamento realizado, em meio eletrônico, foram localizados 68 trabalhos, os quais foram organizadas conforme a natureza, o ano de publicação, a instituição de origem, o título e a autoria. Na sequência foram agrupados conforme a similaridade dos temas de pesquisa, procedimento que originou cinco categorias: atuação e prática do professor de matemática, ensino de Estatística, ensino de Matemática, formação de professores de Matemática e currículo de Matemática. A organização de todos os resumos em único corpus textual e a análise de conteúdo no software IRAMUTEQ, possibilitou as análises lexicográficas e de similitude, evidenciando a concentração das pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de matemática na EJA, com poucas produções sobre currículo e ensino de estatística.

Palavras-chave: matemática, educação de jovens e adultos - EJA, revisão sistemática.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v9n1.3685

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr