Profissão docente: aspirações de estudantes do ensino médio sobre ser professor de Matemática

Leoni Malinoski Fillos, Priscila Dombrovski Zen, Joyce Jaquelinne Caetano

Resumo


Este artigo objetiva discutir a atratividade da carreira docente pela ótica de alunos do 3º ano do ensino médio, especialmente sobre ser professor de Matemática. Utilizando-se como instrumento um questionário com questões abertas e fechadas, buscou-se obter dados quantitativos a respeito das intenções profissionais de estudantes de cinco colégios de um município do Paraná e dados qualitativos sobre os motivos e influências que levaram esses estudantes a desejar ou não a carreira docente. Os dados indicam que os estudantes consideram a profissão docente importante e de muita responsabilidade, porém, a grande maioria não tem a intenção de seguir a carreira de professor, devido à falta de atratividade da profissão. Sobre o desígnio de ser professor de Matemática, o número é praticamente irrisório e as justificativas se resumem em não gostar da disciplina, ter muita dificuldade na assimilação dos conteúdos e não ver sentido do que aprendem na matemática escolar.


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DOI: 10.3895/rbect.v9n2.2879

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