Abordagem De Ligação Metálica Numa Perspectiva De Ensino Por Situação-Problema

Imerson da Mota Ferreira, Lucas dos Santos Fernandes, Ângela Fernandes Campos

Resumo


O presente estudo avaliou a eficácia de uma estratégia didática pautada no ensino por situações-problema (SP) na abordagem de ligação metálica. Uma SP é uma situação didática na qual se propõe ao sujeito uma tarefa que ele não pode realizar sem efetuar uma aprendizagem precisa. A aprendizagem, que constitui o verdadeiro objetivo da situação-problema, se dá ao vencer obstáculo(s) na realização da tarefa. Participaram da pesquisa estudantes do Curso de Licenciatura em Química de uma Instituição Federal de Ensino Superior que envolveu: apresentação de uma SP; intervenção didática com utilização de hipermídia, experimento sobre condução elétrica, vídeo sobre condução térmica; respostas dos estudantes à SP. Além disso, buscou-se contemplar os três níveis do conhecimento químico, a saber: teórico, representacional, fenomenológico.  Os resultados evidenciaram a importância dos instrumentos utilizados e a maioria dos estudantes conseguiu responder a SP, sendo que alguns deles apresentaram dificuldade na representação da ligação metálica.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v9n2.2838

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr