Planejamento para a Avaliação e Avaliação para o Replanejamento: Estudo de Caso com uma Sequência Didática sobre Saúde e Alimentação

Douglas William Cirino, Erik Flávio Vinturi, Vitor Andrade Nascimento, João Paulo de Oliveira Xavier, Monique Maia de Oliveira, Esaú Sirius, Patrícia Vieira-Antoniassi, Natalia Pirani Ghilardi-Lopes

Resumo


Planejar sequências didáticas é uma tarefa complexa e que demanda investimento de tempo. Neste artigo relatamos e refletimos sobre a utilização de diferentes formas de avaliação planejadas para uma sequência didática com o tema “Saúde e Alimentação”. Observamos que muitos alunos se sentem desconfortáveis quando são submetidos a formas “não tradicionais” de avaliação, demonstrando insegurança em argumentar e expressar suas ideias, além de dificuldade em correlacionar informações. Além disso, é importante que o professor reveja continuamente seu planejamento em relação à avaliação, pois ao longo da aplicação da sequência didática observou-se a necessidade de adequação de aspectos inicialmente planejados. A sequência didática contribuiu para a formação inicial de licenciandos participantes do PIBID – UFABC, dentro de um contexto colaborativo e reflexivo.


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DOI: 10.3895/rbect.v9n3.2804

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