Análise de erros em resolução de problemas: uma experiência de estágio em um curso de licenciatura em matemática

Helena Noronha Cury, Priscila Nitibailoff da Silva

Resumo


Neste artigo, apresentamos uma experiência com análise de erros e resolução de problemas, desenvolvida com alunos de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública. O trabalho foi proposto como parte das atividades de uma disciplina de um curso de Licenciatura em Matemática e a aluna-pesquisadora empregou um teste em que os estudantes deveriam inventar problemas sobre números decimais, a partir de imagens, e também resolver outros que envolviam cálculos com valores monetários. A análise das soluções por eles apresentadas mostrou suas diferentes formas de trabalhar com decimais e permitiu à futura professora o conhecimento de dificuldades que os estudantes encontram, na resolução de problemas e nos cálculos com decimais.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1982-873X2008000100006

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr