Concepção de neutralidade e objetividade da ciência e tecnologia na formação de professores de ciências: argumentos para a inserção da história e sociologia da ciência na construção do conhecimento científico

Célia Margutti do Amaral Gurgel, Glaucia Elaine Mariano

Resumo


A partir de algumas concepções apresentadas por 67 futuros professores de Ciências/Química e Biologia sobre a neutralidade e objetividade da Ciência e Tecnologia foram constatadas visões distorcidas e dilemas persistentes sobre estas questões. Dentre as respostas, 24% dos respondentes entenderam que os melhores cientistas são os que seguem com precisão as etapas do método científico em suas investigações e 13% ficaram indiferentes à pergunta formulada; 72% consideraram que a solução dos problemas sociais estão baseados em critérios científicos e tecnológicos e 4% ficaram indiferentes à questão. O objetivo deste trabalho é argumentar como a História e a Sociologia da Ciência podem ser relevantes para a Educação em Ciências, ampliar os fundamentos relativos à relação CTS, comparar a direção tomada pelos processos de mudança e trazer à luz categorias como poder político, relações econômicas e sócio-culturais.

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DOI: 10.3895/S1982-873X2008000100004

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