Uso de um Episódio Histórico como estratégia para o Ensino sobre Ciência: contribuições a partir de Fleck

Isis Lidiane Norato Souza, Joanez Aparecida Aires

Resumo


Este trabalho teve como temática a História da Ciência junto com a epistemologia de Fleck, visando contribuições para o Ensino sobre Ciência. O objetivo foi apresentar o episódio histórico da construção social do DNA, e suas contribuições para o Ensino sobre Ciência por meio da análise epistemológica de Fleck. Nesse sentido, buscou-se discutir alguns elementos da Natureza da Ciência e da Tecnologia que aparecem no episódio histórico escolhido. Todo(a) professor(a) ao ensinar ciências adota uma epistemologia da ciência, mesmo que de forma inconsciente. Se esta epistemologia não for baseada na Nova Filosofia da Ciência, que se contrapõe ao positivismo lógico, certamente sua concepção de ciência tem como fundamento a empírica-indutivista. Fleck deixou como legado um modelo epistemológico que pode ser usado para análises históricas e suas categorias de análises auxiliam na compreensão dos processos da construção social da ciência. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se a pesquisa histórica, com análises em fontes primárias e secundárias. Para a metodologia de análise foi usada a epistemologia de Fleck (2010), por meio das seguintes categorias de análises: coletivo de pensamento, estilo de pensamento, harmonia das ilusões, emergência de um fato científico etc. Como principais resultados, percebemos que o conhecimento científico possui um percurso histórico e social. Na história do DNA, houve primeiro a ideia sobre hereditariedade, contudo não se conhecia qual molécula era responsável pela transmissão hereditária. Após, acreditou-se dentro do coletivo e estilo de pensamento dos cientistas experientes que as proteínas eram as moléculas mais complexas e por isto, as responsáveis pela herança genética. Por fim, o momento crucial para a história do DNA foi a representação do modelo da sua estrutura molecular como dupla hélice. James Watson (1928-) e Francis Crick (1916-2004) apresentaram um novo estilo de pensamento, bem como a emergência de um fato científico, onde novos fatos passaram a ser discutidos e desenvolvidos na ciência. Além dos fatores internos sobre o conhecimento científico, esse episódio histórico revela algumas nuances a respeito da atividade científica, como as questões éticas, as competições entre cientistas, desigualdade de gênero etc. que são essenciais para serem apresentadas no Ensino “de” e “sobre” Ciência.      


Palavras-chave


História do DNA; Epistemologia de Fleck; Ensino sobre ciência; episódio histórico.

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DOI: 10.3895/rbect.v17n2.17021

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