Desenho Universal da Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: uma revisão de literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior
Resumo
O estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura sobre o uso do Desenho Universal da Aprendizagem – DUA e da Tecnologia Assistiva - TA no Ensino Superior, em especial, na Educação Inclusiva. O estudo objetivou realizar um levantamento das pesquisas nacionais, referente à utilização do DUA e TA no ensino superior que contribuam para o acesso, permanência e inclusão da pessoa com deficiência. Os dados foram coletados nas bases Scientific Eletronic Library Online – Scielo e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, no recorte temporal compreendido entre e 2015 a 2021. A consulta resultou incialmente em 13 trabalhos, entretanto, após a aplicação de critérios de exclusão, entre eles, trabalhos não específicos para o ensino superior, foram considerados para análise cinco trabalhos para compor a amostra final. Foram avaliados os seguintes aspectos textuais: i) objetivo; ii) perspectiva teórica; iii) metodologia; e iv) resultados e evidências encontradas. Após a análise dos dados coletados e verificação dos resultados detalhados nos trabalhos pesquisados, constatou-se que a integração do DUA com TA pode ser considerada como prática interdisciplinar inclusiva no contexto do ensino superior. Assim, o DUA, associado à TA na construção de conteúdo para o Ensino Superior, apresenta resultados que facilitam a promoção da inclusão e permanência de alunos com deficiência.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/rbect.v17n2.17018
Direitos autorais 2024 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.