Condições de trabalho, inserção e engajamento de professores que lecionam Ciências da Natureza em início de carreira

Bruna Digner Romagnollo, Vanessa Digner, João Amadeus Pereira Alves, Siderlene Muniz Oliveira

Resumo


O início da carreira docente é marcado pelo encontro das expectativas geradas na formação inicial com a realidade encontrada nas escolas. Considerando a necessidade de promover mais discussões e ações a esse respeito, objetivou-se suscitar reflexões com pesquisadores da área educação em Ciências sobre a relevância das questões a respeito da inserção, apoio e permanência na profissão docente desde os primeiros anos de carreira. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa bibliográfica, exploratória e de cunho interpretativo de teses e dissertações brasileiras no Portal de Busca Integrada da Universidade de São Paulo, defendidas entre 2001 e 2022 e tratassem de como acontece o início da carreira docente em Ciências da Natureza na Educação Básica. A apreciação dos dados ocorreu por meio da Análise de Conteúdo, embasada em Laurence Bardin. Como resultado, detectou-se que as pesquisas sobre o tema são escassas, especialmente, no que diz respeito ao ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como implicação deste estudo, evidencia-se a necessidade de sistematização de programas e políticas públicas que contemplem tempo e espaço para o estudo sobre as próprias práticas educacionais desenvolvidas pelos professores, visando sua efetiva inserção, engajamento e permanência na docência.


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Professores iniciantes; Anos iniciais do Ensino Fundamental

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DOI: 10.3895/rbect.v17n2.17015

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