Vacinas e o Ensino de Ciências: uma revisão de literatura como antídoto para as Fake News

Camila Pacheco, Nestor Cortez Saavedra Filho

Resumo


No cenário pandêmico da Covid - 19 a Ciência passou por reiterado descrédito, principalmente pelos ataques das chamadas Fake News, cujo um dos alvos foram as vacinas. Entende-se que o ensino de Ciências na promoção do letramento científico, como aparece na BNCC, pode contribuir no enfrentamento das notícias falsas, bem como nos ataques e no descrédito à Ciência. Desse modo, este estudo tem como objetivo trazer uma revisão de literatura na forma de pesquisa documental sobre o atual estado da questão da relação entre as vacinas, o ensino de Ciências e a Educação Básica, como demais problematizações do contexto. Mostra-se o levantamento de artigos no banco de dados do Portal Periódicos CAPES (2005 a 2024) para o mapeamento e análise de como e se as vacinas aparecem relacionadas ao ensino de Ciências. Os aportes encontrados envolvem as reflexões sobre a interdisciplinaridade, desinformação ou Fake News, a baixa cobertura vacinal e a ausência do tema vacinação diretamente relacionada ao ensino ou informações falsas encontradas. Desse modo, com base nos resultados obtidos, entende-se que é necessário trazer como tema central o conteúdo sobre vacinas na Educação Básica, pois a escola é o único acesso de muitos estudantes ao conteúdo científico e a Ciência precisa debater as questões atuais que permeiam a sociedade.


Palavras-chave


Negacionismo Científico; Ensino e Aprendizagem em Ciências da Natureza; Educação Básica

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DOI: 10.3895/rbect.v17n2.17014

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