Minecraft Education Edition como possibilidade de recurso educacional aplicado ao tema da produção de energia
Resumo
Nos últimos anos, os jogos digitais têm evoluído consideravelmente, passando de experiências bidimensionais e simplistas a jogos realistas e complexos que podem durar mais de 30 horas. Jogos estes que fascinam crianças, jovens e adultos. As crianças ficam fascinadas não só pela diversão, mas também pelo que podem aprender dentro deles. Jogos digitais são parte das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e podem ser utilizadas no processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo foi avaliar as contribuições do jogo Minecraft Education Edition no processo de ensino-aprendizagem de 36 estudantes de uma turma interseriada do Ensino Médio de uma escola particular de Curitiba. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática envolvendo o jogo Minecraft e o conteúdo “Transformação e produção de energia elétrica”. Os instrumentos utilizados para a produção dos dados foram um questionário inicial, portfólios digitais produzidos em um ambiente virtual pelos estudantes e uma produção final, também digital, sobre as questões norteadoras que foram propostas no início da sequência didática. A análise foi realizada tomando como base os procedimentos da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mostraram que o uso do jogo digital despertou o interesse dos estudantes sobre o tema abordado, possibilitou a criação de redes de conhecimento entre os participantes da pesquisa, bem como com o conteúdo disponível na internet e nos livros, demonstrando os conceitos do conectivismo e da sabedoria digital.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/rbect.v17n2.16976
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