Estudo de Caso: uma proposta para abordagem de funções da Química Orgânica no Ensino Médio
Resumo
Este trabalho consiste na análise de uma experiência de aplicação do método de Estudo de Caso a uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre, como forma de abordagem das funções da química orgânica por meio do tema “Medicamentos”. O objetivo desta proposta é desenvolver uma prática pedagógica que contribua para que o aluno tenha compreensão do conhecimento científico e perceba sua vinculação com a realidade que o cerca, facilitando dessa forma o aprendizado de conceitos químicos e favorecendo o fortalecimento de habilidades que possam instrumentá-lo para a tomada de decisão e o exercício da cidadania. Foram utilizados instrumentos de coleta de dados, antes e depois da realização das atividades, numa perspectiva metodológica de pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados mostram que a estratégia didática de Estudo de Caso favoreceu aprendizagens conceituais, desenvolvimento de habilidades e motivou os estudantes a se envolveram nas atividades propostas nas aulas de química.
Palavras-chave: Estudo de Caso, ensino de funções orgânicas, desenvolvimento de habilidades.
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PDFDOI: 10.3895/S1982-873X2013000200005
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