Uma compreensão da insubordinação criativa como conflitos incomensuráveis, a partir de incidentes na matemática financeira e implicações

Maria Rachel Pinheiro Pessoa Pinto de Queiroz

Resumo


A Insubordinação Criativa é uma agenda recentemente divulgada no Brasil, visando promover, no campo da Educação Matemática, alternativas ao ensino tradicional e reflexões sobre justiça social. O objetivo deste artigo é delinear uma compreensão teórica sobre o conceito de Insubordinação Criativa, utilizando construtos sustentados por meio de uma teoria discursiva, com potenciais implicações para o ensino e a aprendizagem de Matemática Financeira. Utilizam-se incidentes no ensino e na pesquisa relacionados com essa disciplina no Ensino Superior, compreendendo que extensões para outras disciplinas e níveis educacionais são possíveis. Analisam-se conceitos como discurso, expansões discursivas, conflitos discursivos e incomensurabilidade entre discursos, entrelaçando-os com o conceito de Insubordinação Criativa, a partir desses incidentes. Utilizam-se, também, os mesmos incidentes como inspirações para possíveis mudanças discursivas na sala de aula. Conclui-se apresentando uma definição da Insubordinação Criativa como possibilidades de expansão discursiva, a partir de conflitos que podem se manter incomensuráveis em contextos distintos, coexistindo em razão de mudanças discursivas intencionais, com potenciais consequências em ambientes educacionais. Dentre as possibilidades de expansão, a aproximação destes ambientes com o cotidiano e ambientes de trabalho, além de estímulos à prática de uma educação matemática crítica.


Palavras-chave


Insubordinação Criativa; Matemática Financeira; Conflitos Discursivos; Incomensurabilidade; Coexistência; Implicações Educacionais.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: 10.3895/rbect.v15n3.15673

Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr