Conexões matemáticas evidenciadas na resolução de problemas: um estudo em nível superior

Marcia Viaro Flôres, Vanilde Bisognin

Resumo


A Matemática se caracteriza por diferentes conexões, as quais podem ser estabelecidas entre áreas intramatemáticas e extramatemáticas. Essas, por sua vez, são decisivas para a compreensão de um novo conceito. Neste trabalho, descreve-se os resultados parciais de uma pesquisa que tem, como foco, a construção de conceitos matemáticos a partir do estabelecimento de conexões. Do estudo, participaram estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática, matriculados no componente curricular de Fundamentos de Análise. Durante a pesquisa, foram analisadas as conexões realizadas na resolução de problemas propostos envolvendo conceitos da disciplina, como funções contínuas, teorema do valor intermediário, entre outros. O estudo foi realizado no contexto da pandemia da Covid-19. Foram empregados a metodologia de Resolução de Problemas para o trabalho de sala de aula e uma abordagem de pesquisa qualitativa em que os dados foram obtidos a partir das produções e observações dos alunos. Como resultado, foi possível constar, de acordo com as categorias de conexões elencadas, que o estudo contribuiu para a compreensão de diferentes conceitos matemáticos, os quais foram evidenciados a partir dos problemas propostos.


Palavras-chave


Conexões; Licenciatura em matemática; Ensino; Fundamentos de análise; Resolução de problemas.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: 10.3895/rbect.v15n3.15668

Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr