Microbiologia em livros didáticos de ciências e biologia: abordagem CTS e aplicabilidade do conhecimento

Luiz Sodré Neto, Karla Samantha Cavalcanti de Medeiros, Rayssa Nayara Venâncio Bezerra

Resumo


A pesquisa analisou conteúdos relativos à Microbiologia contemplados em Livros Didáticos (LD) de Ciências e Biologia considerando a importância deste recurso na Educação Básica e a necessidade de se explorar os conhecimentos da área abordada sob a perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A pesquisa foi desenvolvida a partir da seleção do assunto de Microbiologia em LD, seguida pelo estabelecimento de critérios para análise qualitativa das obras, baseando-se no Guia Nacional do Livro Didático do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e na confecção de uma tabela de pontuação atribuída aos critérios analisados. Percebeu-se que a maioria dos livros abordou a Microbiologia de forma moderada ou satisfatória, apesar de um dos LD de Ciências não fazer qualquer referência ao tema.


Palavras-chave


Ensino de Microbiologia; Ensino de Ciências e Biologia; Educação em Ciências.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: 10.3895/rbect.v16n1.14605

Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr