Studygrams: características e possibilidades de utilização no ensino de ciências e biologia

Yuri Cavaleiro de Macêdo Coelho, Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida

Resumo


Studygrams são perfis na rede social Instagram que compartilham diferentes tipos de conteúdo digital de viés educativo, informativo e instrucional, como rotinas e materiais de estudo. O crescimento desse tipo de perfil é um dos indicadores do interesse da sociedade contemporânea em aprender, ensinar e se informar de maneiras diferentes das tradicionais. Na expectativa de explorar esse novo movimento de uso das redes sociais da internet na educação, este estudo teve como objetivo caracterizar os Studygrams brasileiros que buscam divulgar e/ou ensinar conteúdos relacionados às Ciências Biológicas e que contam com a maior aceitação do público, bem como entender possíveis aplicações dessa interface no ensino de Ciências. Dez Studygrams foram observados durante dois meses. As informações sobre diferentes aspectos dos perfis foram registradas em diário hipertextual de campo e em uma planilha, e, posteriormente, submetidos à técnica da Análise Textual Discursiva. Identificou-se a ocorrência de Studygrams Comerciais, estruturados por empresas que tem como finalidade a comercialização de cursos ou demais serviços educacionais; e Studygrams Independentes, gerenciados por iniciativas individuais ou coletivas espontâneas, sejam estudantes da educação básica e superior ou professores-pesquisadores, com o intuito de divulgar o conhecimento científico e vivências de ensino-aprendizagem particulares. A organização das partes estruturais dos perfis, como a biografia; a identidade visual; e a forma como os conteúdos de ciências e biologia são trabalhados nas abordagens das postagens, variam de acordo com suas finalidades. Observou-se ainda que existem possibilidades de utilização dos Studygrams no processo de ensino e aprendizagem formal de ciências e biologia, pois podem servir tanto como fonte de informação quanto espaço para realização de atividades. Diante desse cenário, acredita-se que Studygrams representam uma nova cultura tanto de ensino quanto de aprendizagem e divulgação da ciência, pois apresentam uma diversificação na forma de abordar os conhecimentos científicos e preocupação com a estética, linguagem, organização e fonte das informações.


Palavras-chave


Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Cibercultura; Redes Sociais

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DOI: 10.3895/rbect.v16n1.14050

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