O “Conteúdo Básico Comum”: uma análise linguística da Proposta Curricular de Minas Gerais

Tatiana Galieta, Catarine Caum

Resumo


O Novo Plano Curricular do Ensino Médio do Estado de Minas Gerais inclui a produção, distribuição e adoção de materiais didáticos e outros destinados ao trabalho pedagógico do professor para as diversas disciplinas que compõem o currículo escolar. Neste artigo, realizamos uma análise linguística do Conteúdo Básico Comum de Física  que privilegia aspectos relacionados  à  caracterização de seus materiais como um gênero de texto didático. Para tanto, são investigadas categorias como  os  relatos (classificação e composição),  experimentos,  as explicações, biografias, narrativas  e exposições; além de estruturas textuais como as  recapitulações e metáforas.  Os resultados da análise revelam algumas opções dos autores, bem como determinadas ausências, que acabam por compor um texto cujas características linguísticas se semelham as do livro didático, sobretudo os módulos didáticos.

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DOI: 10.3895/S1982-873X2012000300002

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