A temática “alisamento capilar” como proposta didática para o ensino de conceitos bioquímicos

Lorena Garces Silva, Jéssie Haigert Sudati

Resumo


Considerando a importância de conhecimentos sobre ciência e como eles auxiliam para uma participação ativa e responsável na sociedade atual, o presente estudo objetivou verificar o conhecimento prévio e posterior à proposta didática sobre o tema cabelo, avaliando a compreensão de conceitos relacionados às proteínas, aminoácidos e reações de oxirredução. Participaram desta pesquisa 27 acadêmicos do 5º semestre do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, a proposta didática foi aplicada com o uso de aula expositiva e experimento demonstrativo, e avaliada por meio de questionário prévio e posterior à proposta. No resultado deste estudo, detectou-se que os acadêmicos apresentaram dificuldades com os conceitos específicos de proteínas, o que foi demonstrado pela pouca clareza no desenvolvimento das respostas. Porém, quando questionados através de conceitos químicos relacionados ao cotidiano obteve-se resultados satisfatórios. Por fim, parte deste trabalho corrobora com a eficácia de atividades temáticas aliadas às questões do cotidiano, confirmando dados já presentes na literatura. Porém, mais estudos são necessários para suprir a demanda no entendimento de conceitos científicos de bioquímica, já que, neste contexto, a presente proposta não demonstrou eficácia em sua totalidade.


Palavras-chave


Proteínas; Aminoácidos; Ensino de Ciências

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: 10.3895/rbect.v14n3.13675

Direitos autorais 2021 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr