Mapeamento das contribuições de atividades experimentais no ensino de ciências

Cíntia Moralles Camillo, Karine Gehrke Graffunder

Resumo


Este estudo objetivou mapear publicações por meio de uma revisão sistemática de literatura com a finalidade de analisar as contribuições de atividades experimentais no Ensino de Ciências, propostas para o Ensino Fundamental da Educação Básica. Para tanto, utilizou-se a plataforma de busca da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2010 a 2020. Para obtenção dos artigos analisados na BDTD, utilizou-se os descritores em conjunto “Ensino de Ciências”, “Experimentação”, “Atividades Experimentais”, “Educação em Ciências”, “Práticas Experimentais” e “Ensino Fundamental”, dos quais sete trabalhos se encaixaram no critério de inclusão. Por fim, é possível afirmar que ocorreu a aprendizagem significativa em todos os trabalhos, e a maioria das Dissertações e Teses analisadas apresentam argumentos que caracterizam a experimentação como um recurso didático capaz de motivar, despertar o interesse, criar interações entre os alunos e os mesmos com os professores, instigar a criticidade e, fazer com que o aluno relacione a Ciência com a realidade que o cerca.


Palavras-chave


Aprendizagem Significativa; Ensino Fundamental; Ciências Naturais

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DOI: 10.3895/rbect.v14n2.12770

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