A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul: um estudo de caso das mostras de pesquisa, ensino e extensão

Alex Miranda Santana, Lizandra Brasil Estabel

Resumo


Esta pesquisa apresenta como problema de investigação como ocorre o processo de pesquisa científica, pelos alunos de Cursos Técnicos e Superiores, participantes das Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS nos Campi Porto Alegre e Viamão por meio de estudo de caso que utiliza a observação e a entrevista como instrumento de coleta de dados. Analisa o processo de iniciação científica, a competência informacional, a relação com fontes de pesquisa e a mediação de conhecimento existente na relação entre orientadores e orientandos, dos seis alunos participantes dos eventos selecionados para o estudo. Por meio de revisão de literatura, da transcrição das entrevistas e análise de conteúdo das respostas dadas aos questionamentos semiestruturados, apresenta o impacto da participação dos alunos nos eventos observados em seu aprendizado científico e amadurecimento social e emocional. Conclui que o Instituto Federal proporciona ambiente fecundo para a iniciação científica de seus alunos por meio das Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão, com forte participação de seus professores como mediadores no processo de aprendizado dos estudantes para a iniciação científica.


Palavras-chave


Iniciação científica; Mediação; Competência em informação

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DOI: 10.3895/rbect.v14n2.12696

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