Infográficos como recurso auxiliar do processo de aprendizagem de estudantes do ensino médio

Karla Jeane Vilela de Oliveira, Kátia Silva Cunha

Resumo


Mudanças observadas no cenário da educação através da utilização de recursos midiáticos vislumbram as múltiplas formas de aprender e disseminar o conhecimento, buscando adequar as ferramentas surgidas em outros contextos para aplicar no âmbito da sala de aula, como os infográficos. Dessa maneira, a pesquisa tem por objetivo analisar a percepção dos estudantes sobre a criação e utilização de infográficos como recurso para auxiliar a aprendizagem. Fundamenta-se nos seguintes autores: Charlot (2000), Meireu (1998), Horn (1998), Colle (2004), Behrens (2005), Minervini (2005), Schmitt (2006), Leontiev (1978; 2006) entre outros. Quanto a metodologia trata-se de uma pesquisa descritiva, a qual foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual de Pernambuco, na disciplina de Química, no segundo e terceiro ano do ensino médio. O estudo utilizou uma sequência didática (SD) de acordo com Zabala (1998). Participaram da SD 43 estudantes do segundo ano e 36 do terceiro ano. A SD foi proposta em quatro etapas, a primeira apresenta uma abordagem sobre infográficos, a segunda é o momento prático em que os estudantes constroem os infográficos, a terceira é da exposição dos infográficos construídos e o processo de avaliação, e a quarta etapa culmina com aplicação do questionário com cinco questões objetivas. Todos os estudantes participaram da SD, exceto da etapa do questionário que foi aplicado por amostragem com 15 estudantes do segundo ano e 15 do terceiro ano. Os resultados demonstraram que 07 educandos do segundo e 11 do terceiro conheciam sobre infográfico, mas não sabiam construí-lo; em relação ao recurso auxiliar na aprendizagem, 07 estudantes do segundo e 10 do terceiro responderam que auxilia de forma parcial; no que se refere aos aspectos mais apontados na criação de infográficos os mais citados foram: autonomia, curiosidade e criatividade. As dificuldades expressas foram em relação à organização das informações nos modelos dos aplicativos/programas. Portanto, os infográficos emergem como uma ferramenta inovadora, pois os estudantes sentem-se atraídos por essa nova forma de conduzir o aprendizado, no entanto, ainda estão pouco habituados ao recurso o que requer mais exploração para integrá-lo às situações escolares.


Palavras-chave


Aprendizagem; Infográficos; Recurso Didático

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v13n3.11883

Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr