O uso do SIGAA: um estudo de caso sobre o processo de ensino-aprendizagem no componente curricular máquinas elétricas no curso técnico em eletroeletrônica

Paulo Wagner Lopes-Silva, Ednaldo Farias Gomes

Resumo


O presente estudo investiga o uso das potencialidades pedagógicas do SIGAA como parte integradora das ações educativas em cursos técnicos na modalidade presencial. Esta pesquisa foi desenvolvida usando a metodologia da pesquisa-ação e considerou a percepção dos sujeitos participantes e suas reflexões sobre o uso dos recursos do ambiente. Para a coleta de dados foram usados um questionário e recursos de Estatística do SIGAA, os registros e constatações dos pesquisadores e um questionário semiestruturado aplicado aos participantes. Os três instrumentos de coleta de dados fornecem dados quantitativos e qualitativos usados para afirmar e/ou infirmar as percepções acerca do ambiente. Os resultados mostram que os participantes percebem a contribuição do Sistema no processo ensino-aprendizagem e o inferem como subutilizado. Com algumas ressalvas sobre o acesso via dispositivos móveis e instabilidades pontuais, o SIGAA facilita e amplia o acesso aos materiais e conteúdos didáticos trabalhados, contribui com a interação entre professor e aluno e auxilia nas ações avaliativas, destacando-se como provável aliado no cotidiano do ensino presencial.


Palavras-chave


Ambiente virtual de ensino-aprendizagem; Ensino presencial; SIGAA; Turma virtual; Pesquisa-ação

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DOI: 10.3895/rbect.v13n3.11021

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