A robótica educacional: entendendo conceitos

Railane Costa Santos, Maria Deusa Ferreira da Silva

Resumo


O propósito deste artigo é apresentar, por meio de um estudo bibliográfico, o histórico da Robótica Educacional (RE), sob o ponto de vista Construcionista de Seymour Papert (1928-2016) e das interpretações de Valente (1948). Para tanto, primeiramente, é feita uma abordagem sobre as duas obras de Papert – LOGO: computadores e crianças e A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Em seguida, apresentam-se a releitura de Valente sobre o Construcionismo – o construcionismo contextualizado e a espiral de aprendizagem. Na sequência, buscamos compreender o processo de criação e desenvolvimento de uma disciplina escolar proposta pelo próprio Papert, a Cibernética, hoje denominada por RE. E, por fim, apresentamos projetos, estudos e eventos que compõem o histórico da RE no Brasil e que nos permitem identificar os aspectos evolutivos, desde os primeiros estudos com o LOGO, na década de 1970, até os dias atuais.


Palavras-chave


Robótica Educacional; LOGO; Construcionismo; História

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v13n3.10965

Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr