Sequências de ensino investigativas envolvendo CTSA: a biomassa como tema gerador do processo de aprendizagem de conceitos químicos
Resumo
Neste trabalho, compartilhamos os resultados da aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio, tendo como temática a Biomassa. Apresentaremos como a SEI promoveu a reaproximação de conteúdos específicos de Química, fomentando discussões frutuosas sobre questões CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e reflexões sobre os resíduos sólidos gerados pelas usinas sucroalcooleiras, comuns na região onde os alunos residem. Mapas conceituais foram utilizados como estratégia para levantar concepções prévias e nortear as questões propostas. A partir de aparatos experimentais e uma minicaldeira previamente construída com materiais de baixo custo, grupos de alunos puderam levantar hipóteses, planejar e realizar seus experimentos. A sistematização das informações se deu a partir de relatórios, e as análises de conteúdo dos relatórios resultaram em seis categorias, das quais cinco reaproximaram conteúdos específicos em química e uma agrupou questões relacionadas ao movimento CTSA. Sabemos da necessidade de promover discussões com nossos alunos sobre possíveis fontes de energia limpa e sustentável, e observamos que a temática Biomassa foi assertiva nesse sentido, favorecendo a formação integral dos alunos. Além disso, este trabalho mostra a necessidade de repensar o currículo de química, uma vez que os conteúdos específicos não devem ser tratados de maneira linear.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v13n3.10923
Direitos autorais 2020 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.