ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS NO BRASIL: UM PANORAMA DA LEGISLAÇÃO E DE PESQUISAS

Emanuelle Avelar Gomes, Joelma Gomes Luz, Taisa Pinetti Passoni

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo socializar os resultados obtidos por estudos desenvolvidos no âmbito da iniciação científica da Universidade do Estado da Bahia – Campus X, no período entre julho de 2012 e julho de 2013, no projeto intitulado “Política e Planejamento Linguísticos: o ensino de línguas estrangeiras modernas no Brasil”.  O referido projeto visou abordar questões referentes ao papel que as línguas estrangeiras modernas (LEM) desempenham nos processos engendrados na/pela globalização, de modo a enfatizar aspectos relacionados ao ensino/aprendizagem destes idiomas, os quais, por excelência devem ser tratados no interior das licenciaturas em Letras. Tendo em vista que a inserção e/ou a exclusão de determinado idioma no currículo escolar configura-se como uma ação política, e como tal, dotada de aspectos ideológicos, o projeto de pesquisa buscou suscitar o debate acerca do que sejam política linguística e planejamento linguístico no que tange ao ensino de línguas LEM na escola de Educação Básica brasileira. 

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