Como a cervejaria Brahma constrói seu discurso: uma análise semiótica da campanha "Quando você se sente"

Paloma Scroccaro Costa, Carolina Fernandes da Silva Mandaji

Resumo


Este trabalho parte de uma inquietação inicial considerando a comunicação no estabelecimento de vínculos entre instituição e públicos, bem como sua atuação na construção de uma marca. Assim, o objetivo será o de analisar a Campanha “Quando você se sente, isso pede Brahma”, da cervejaria Brahma (2017), que apresenta a narrativa de funcionários reais da organização em audiovisuais para TV e redes sociais, articulando para isso os conceitos de marca, narrativa e interação, através da semiótica discursiva. Os aportes teóricos que construíram essa metodologia qualitativa foram os conceitos de semiótica discursiva de Greimas (1976) e o pensamento de Andrea Semprini (2010) sobre semiótica discursiva da marca. Concluiu-se que a utilização dos sujeitos, elementos sonoros e figuras de reconhecimento do público apontam para um discurso de autoridade em relação à produção de cerveja como efeitos de sentido propostos pela marca.


Palavras-chave


comunicação; semiótica; marca; audiovisual.

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DOI: 10.3895/rde.v9n15.9180

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