A venda da Copa do Mundo: uma análise do boato que se perpetua a cada mundial da Fifa

Rafael Kondlatsch

Resumo


Em uma era de urgência, em que as tecnologias da comunicação estão cada vez mais presentes e o cidadão continuamente mais conectado ao universo online é comum passar despercebido no dia a dia um dado ou uma informação imprecisa. Mas e quando a manipulação é intencional, com objetivo de causar algum tipo de reação nas pessoas e no sistema? E quando o assunto é a principal competição esportiva de que a nação participa? Esse artigo se propõe a discutir a notícia da venda da Copa do Mundo de futebol, demonstrando como uma informação claramente falsa acaba sendo multiplicada na rede e gerando dúvida e desconforto às pessoas que a leem. 


Palavras-chave


Copa do Mundo; hoax; boato virtual

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rde.v5n7.2705

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 CC Atribuição 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr