A monetização da informação através do paywall na reafirmação das posições sociais

Mariana Marcela de Fátima Moraes, Cristóvão Domingos de Almeida

Resumo


O objetivo deste estudo é identificar a contribuição da monetização de conteúdos online na reafirmação das posições sociais desiguais. Fundamenta-se em temas relacionados à era da informação e vulnerabilidade social, relacionando o avanço das mídias digitais com a transformação da informação em uma das moedas de troca mais eficientes na sociedade contemporânea. Paralelo a estas transformações, o acesso à informação passa por mudanças com o surgimento de práticas que monetizam os conteúdos online como o paywall, mecanismo que inviabiliza a obtenção de informações gratuitas por grupos vulneráveis. Foram analisados os jornais O Globo, Folha de S. Paulo e Estadão, veículos com as maiores circulações online no Brasil, a fim de compreender de que forma ocorre a monetização por meio do paywall. Conclui-se que há um desequilíbrio ao acesso informação nesse sistema, fortemente atrelado ao capitalismo.


Palavras-chave


Comunicação; Informação; Monetização; Paywall; Vulnerabilidade

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DOI: 10.3895/rde.v12n20.14446

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