- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Indexadores
Foco e Escopo
Missão: Possibilitar a difusão de conhecimento acadêmico em comunicação organizacional e áreas afins, contribuindo para a divulgação de pesquisas.
Linhas de pesquisa: 1) Comunicação e cultura organizacional: do ambiente às relações em jogo. O propósito desta linha é investigar as imbricações da cultura e da comunicação nas relações em jogo no ambiente organizacional físico e de modo a considerar a própria comunicação como uma ambiência; 2) Imagem, identidade e reputação: múltiplos olhares sobre a organização. Ao considerar que a imagem é produto do homem ao mesmo tempo em que é constituinte deste, o objetivo principal desta linha é compreender, de um lado, os processos de formação de identidade e imagem a partir da comunicação realizada nas e das organizações e, de outro, os processos de comunicação orquestrados em que a imagem atravessa as lógicas da organização norteando os seus modos de dizer/fazer.
Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação em Comunicação e áreas afins.
Política de submissão: O periódico Dito Efeito, revista de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), publica, em edições semestrais, trabalhos acadêmicos inéditos, escritos em português, espanhol e inglês. São aceitos artigos, ensaios, resenhas e entrevistas, que devem seguir as normais adotadas pela publicação.
A revista publica apenas por meio virtual.
Os autores se responsabilizam pelo envio dos textos revisados.
A revista publica apenas artigos de autores com titulação mínima de especialista, ou publicações conjuntas, de orientando e orientador, por exemplo, de cursos de especialização, mestrado ou doutorado, desde que o orientador tenha a titulação mínima exigida.
Os trabalhos deverão ser encaminhados no sistema SEER com as seguintes características:
- Word for Windows (1998 ou mais recente), ou programa compatível,
- fonte Times New Roman, tamanho 12 (com exceção das citações e notas), espaço 1,5 entre linhas e parágrafos, espaço duplo entre partes do texto.
As páginas devem ser configuradas:
- no formato A4,
- com numeração,
- com 3 cm nas margens superior e esquerda e 2 cm nas margens inferior e direita.
Para citações maiores de 3 linhas, letra Times New Roman tamanho 10, espaçamento simples, recuo de 4 cm. As citações no corpo do texto devem seguir o sistema autor-data (BOSI, 1998, p. 15) e as referências devem seguir as normas 6023 da ABNT.
Subtítulos, se houver, devem aparecer numerados (exceto introdução, conclusão e referências), sem adentramento, em negrito, apenas a primeira letra em maiúscula.
Os artigos e ensaios devem conter no mínimo 10 e no máximo 20 páginas e as resenhas no mínimo 5 e no máximo 7 páginas.
Organização
A organização dos trabalhos deve obedecer à seguinte sequência:
- TÍTULO (centralizado, em caixa alta);
- RESUMO (com máximo de 200 palavras e versão em inglês) e PALAVRAS-CHAVE (até 5 palavras e versão em inglês);
- TEXTO;
- NOTAS DE RODAPÉ;
- REFERÊNCIAS (apenas trabalhos citados no texto).
Resumos, palavras-chave, em português e inglês, devem ser digitados em Times New Roman, corpo 10.
Notas de rodapé. As notas devem ser apresentadas ao longo do trabalho, utilizando-se os recursos do Word, em corpo 10, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento.
Políticas de Seção
Artigos
A revista publica apenas artigos de autores com titulação mínima de especialista, ou publicações conjuntas, de orientando e orientador, por exemplo, de cursos de especialização, mestrado ou doutorado, desde que o orientador tenha a titulação mínima exigida.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Entrevista
O objetivo da seção é publicar entrevistas com pesquisadores e profissionais da área da comunicação cuja contribuição para a área é notória.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Resenhas
O objetivo é publicar resenhas de livros que tenham sido publicados nos últimos cinco anos da área da comunicação.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Ensaios
O objetivo é publicar textos ensaísticos, ou seja, com maior liberdade estilística e metodológica, sempre abordando temas relacionados à comunicação.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Editorial
Tem por objetivo apresentar a edição e expor particularidades do fechamento da revista.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os trabalhos recebidos passam por uma avaliação prévia da Comissão Editorial, que vai verificar se o texto cumpre as exigências formais da revista. Depois de passar por essa verificação, o trabalho é enviado para uma revisão feita por dois membros do Conselho Editorial/Consultivo. Caso haja divergência entre os dois pareceristas, o texto será enviado para um terceiro conselheiro. A decisão do mérito do trabalho é de responsabilidade do Conselho Editorial/Consultivo. Em todas as fases, adota-se a avaliação cega, ou seja, sem a identificação dos autores dos textos.
Caso ocorra acúmulo de textos aprovados para determinado número, o autor poderá ser consultado a respeito de ter seu texto publicado em número subsequente.
Os trabalhos enviados passarão pelo exame do Conselho Editorial Consultivo ou Avaliadores “ad hoc”, que emitirá parecer aceitando-os ou recusando-os. Os autores receberão, via e-mail, o comunicado acerca da aceitação ou da não aceitação de seus trabalhos para publicação.
Periodicidade
A revista publica edições semestrais (a partir de janeiro-junho de 2013), permitindo a disponibilidade de edições futuras com artigos que já estejam prontos para sua publicação antes do prazo e sua periodicidade oficial.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Indexadores
SEER/IBICT; Oasisbr/IBICT; Portal de Periódicos Capes; LivRe; Diadorim; Sumários.org; Google Acadêmico; Journals For Free