Homens (trans): da invisibilidade às transmasculinidades na educação

Giseli Cristina dos Passos, Lindamir Salete Casagrande

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo pensar os corpos transexuais, mais propriamente os corpos dos homens (trans), quando surgem no campo histórico cientíifico e qual o lugar destes na sociedade como exercício de reflexão sobre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Utilizando-se de uma ontologia histórica de trabalho de retirada das camadas sedimentares que formaram os discursos atuais sobre o tema, processo de arqueologia do saber proposta por Michel Foucault (2008) onde sistemas de pensamento e conhecimento são governados por normas e estruturas que constituem os saberes e sujeitos refletimos sobre os corpos transmasculinos no Processo Transexualizador brasileiro, bem como, a presença destes nos movimentos por direitos tanto na sociedade em geral, como no meio educacional. Neste contexto, indagamos sobre a visibilidade e o acesso limitado e/ou negado aos homens (trans) ao trabalho enquanto docentes, bem como quais as possibilidades de aprofundamento de pesquisa nesse tema como forma de luta.


Palavras-chave


Transmasculinidades; Educação; Trabalho.

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DOI: 10.3895/cgt.v11n37.8634

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