Novas rotas, novos vôos: a mulher ocupando espaço na educação e no trabalho
Resumo
O objetivo desse texto é discutir sobre as relações sociais constituintes do gênero feminino, enquanto sujeito do corpo social, em sua inserção na formação aeronáutica. Tem como fundamentação as teorizações de Nietzsche e Foucault, em uma pesquisa genealógica focalizando a formação superior para tecnologia aeronáutica, onde a problemática busca esclarecer a causa do aumento de graduadas na aviação civil, área que era tradicionalmente de predomínio masculino. Paradigmas, mercado de trabalho, formação tecnológica e Estado, dispositivos que normalizam habilidades e competências dos sujeitos, organizando a atual sociedade do controle, são discutidos em cooperação com o deslocamento do poder dentro das relações, permitindo a busca de perspectivas para o gênero feminino. O trabalho destaca a excessiva valorização das interpretações verbais e sociais que conduziram à formação dos sujeitos, e o movimento social silencioso que promove a desconstrução de princípios institucionalizados, bem como sua repercussão nas identidades femininas. Aborda também, o movimento individual das mulheres em direção ao mercado de trabalho, passando pela formação superior, tomado como forma de expressão cultural reivindicatória, abrangendo as questões que envolvem as relações de poder entre os gêneros e as relações sociais entre trabalho e educação, que poderão se traduzir na definição de um espaço conquistado.
Palavras-chave
Formação superior; Aviação; Gênero feminino; Políticas públicas.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/cgt.v4n15/16.6177
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.