Representações de tipos de feminilidades e masculinidades em games: identidades de gênero e estereótipos

Juliana Saldanha Romanus, Marinês Ribeiro dos Santos

Resumo


Tomando os vídeo games como uma área relevante para os estudos da cultura visual, pretendemos discutir alguns tipos de feminilidades presentes nesse universo, que reforçam estereótipos de gênero. A orientação teórica adotada tem como base os Estudos Culturais e sua análise crítica das construções imagéticas, de onde nos apropriamos dos conceitos de representação cultural, identidade e estereótipos. Recorremos, também, aos Estudos de Gênero, com o intuito de discutir as relações de poder envolvidas na a rmação de feminilidades hegemônicas. A partir da apresentação das personagens femininas dos games de ação Tomb Raider e Metróide, problematizamos alguns discursos recorrentes nas representações de feminilidades, assim como identi camos propostas de novas possibilidades de representações capazes de desestabilizar o caráter “natural” das formas de olhar e interpretar as imagens de corpos femininos.

Palavras-chave


Relações de gênero; Representações culturais; Estereótipos; Vídeo Games.

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DOI: 10.3895/cgt.v8n31/32.6117

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