Representações de tipos de feminilidades e masculinidades em games: identidades de gênero e estereótipos
Resumo
Tomando os vídeo games como uma área relevante para os estudos da cultura visual, pretendemos discutir alguns tipos de feminilidades presentes nesse universo, que reforçam estereótipos de gênero. A orientação teórica adotada tem como base os Estudos Culturais e sua análise crítica das construções imagéticas, de onde nos apropriamos dos conceitos de representação cultural, identidade e estereótipos. Recorremos, também, aos Estudos de Gênero, com o intuito de discutir as relações de poder envolvidas na a rmação de feminilidades hegemônicas. A partir da apresentação das personagens femininas dos games de ação Tomb Raider e Metróide, problematizamos alguns discursos recorrentes nas representações de feminilidades, assim como identi camos propostas de novas possibilidades de representações capazes de desestabilizar o caráter “natural” das formas de olhar e interpretar as imagens de corpos femininos.
Palavras-chave
Relações de gênero; Representações culturais; Estereótipos; Vídeo Games.
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PDFDOI: 10.3895/cgt.v8n31/32.6117
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