Conflitos na construção de identidades de gênero: a pedagogia sexual viabilizada por práticas discursivas, midiáticas e publicitárias

Francisco Maciel Silveira Filho

Resumo


Na certeza de que as identidades de gênero são metamorfoses, frutos de processos em constante mutação nos quais os elementos sociais, culturais, políticos e sexuais estão intrinsecamente ligados de forma inexorável e determinante, o presente artigo tem por objetivo investigar o quanto as práticas discursivas viabilizadas por suas diferentes vertentes tem contribuído de forma crucial para que associemos sexo e gênero de forma intrínseca, como se o amálgama que os une fosse fruto da natureza e não de forças usadas a serviço de uma sociedade machista, misógina e homofóbica. Para tanto, a pedagogia sexual, valendo-se de técnicas propaladas pela mídia, pela publicidade, e pela literatura serão visitadas e discutidas com o intuito de aprofundar as discussões pretendidas.

Palavras-chave


Mídia; Publicidade; Pedagogia sexual; identidades de gênero.

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DOI: 10.3895/cgt.v7n25/26.6095

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