Helena Hirata fala aos Cadernos de Gênero e Tecnologia
Resumo
A seção de entrevistas dos Cadernos de Gênero e Tecnologia é um espaço no qual temos a honra de conversar com grandes pesquisadoras na área de gênero, mulheres, feminismos e sexualidade entrelaçadas com educação, divisão sexual do trabalho, ciência, tecnologia, dentre outros tantos componentes da sociedade. Chegou o momento de conversarmos com uma das maiores sobre a divisão sexual e social do trabalho e o cuidado. Nos referimos a de Helena Hirata, pioneira neste campo de pesquisa e com trabalho reconhecido a nível mundial.
Helena é uma japonesa que cresceu no Brasil e hoje vive na França. Esses três países, suas culturas, conquistas e mazelas estão presente em sua obra. Construir um mundo mais justo é pensar numa sociedade na qual as atividades de cuidado com o lar e com as pessoas sejam divididas equilibradamente entre todas as pessoas que constituem a família.
Nesta conversa, convidamos às/aos nossas/os leitoras/e a conhecer um pouco da trajetória desta grande pesquisadora, bem como, de sua forma de pensar sobre a temática da divisão social e sexual do trabalho, do cuidado, o care, enfim, da sociedade.Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/cgt.v15n45.15588
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.