A educação em direitos humanos em perspectiva feminista para construção de uma nova sociabilidade

Tamíres Caroline de Oliveira, Nanci Stancki da Luz, Jucimeri Isolda Silveira

Resumo


O presente artigo aborda a relação entre a divisão social, técnica e sexual do trabalho na contemporaneidade, com ênfase nas consequências em sociedade, como a superexploração da força de trabalho das mulheres, estruturadas pelo capitalismo patriarcal, bem como nas possibilidades históricas de novas formas de sociabilidade. A partir de um diálogo interdisciplinar, compreende-se que a educação em direitos humanos em perspectiva feminista é fundamental para a formação de uma nova cultura e sociabilidade, em sintonia com as forças sociais emancipatórias, especialmente diante da conjuntura de avanço do conservadorismo e de aprofundamento da desigualdade.


Palavras-chave


Feminismo; Divisão Sexual do Trabalho; Educação em Direitos Humanos.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/cgt.v14n44.12685

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr