Descrição da Obra “Sem Título” de Ugo Vêa

Leander Cordeiro Oliveira, Tácio Hugo Gouveia Costa

Resumo


A obra “Sem Título” de Ugo Vea tem o intuito de discutir a relação que as prostitutas do centro da cidade de Curitiba constroem com o espaço urbano e seus artefatos. Mais especificamente são abordados os cartões de visitas que estão espalhados pelos orelhões da cidade em uma relação de apropriação e resignificação de artefatos como forma de articular os trabalhos, corpos e, consequentemente, as existências destas mulheres. São discutidos, por meio de uma instalação constituída de uma videoperformance e de uma colagem, o consumo, a exploração, as negações de afeto e as relações que mantém estas mulheres sob espectros de invisibilização, precariedade e abjeção, mesmo que estejam constantemente expostas pelas ruas da cidade. A construção da obra desvelou a existência de redes de apoio/exploração destas mulheres, além de uma forte relação de apropriação destas sobre o espaço urbano na articulação de seus próprios corpos enquanto tecnologias.


Palavras-chave


Tecnologias; Orelhões; Corpo; Abjeção; Videoperformance

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DOI: 10.3895/cgt.v14n43.12429

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