Há uma norma colonizadora, branca e masculina nas produções científicas: deslocamentos epistêmicos feministas e decoloniais

Rubia Renata Ambrosio, Cíntia de Souza Batista Tortato

Resumo


O propósito deste estudo concentra-se em abordar algumas questões que refletem a construção do campo científico, buscando questionar os pressupostos de neutralidade, objetividade, racionalidade e da dualidade entre colonialidade e modernidade. A discussão procurou-se situar historicamente o debate sobre a produção de saberes e do conhecimento científico, pontuando a crescente influência das relações de poder, do racismo, do machismo e da hegemonia colonial na compreensão do mundo. O texto parte de uma discussão bibliográfica que resulta de diferentes campos disciplinares e perspectivas analíticas, entre as quais inclui a filosofia da ciência, a sociologia, os estudos pós-coloniais e do eixo principal debatedor: a epistemologia de base feminista e a potência do pensamento/movimento decolonial, que possuem suas especificidades e marcadores de atuação distintos, mas que aqui se encontram em torno de um mesmo ideal que se refere ao questionamento à constituição da ciência e da produção do conhecimento a partir de perspectivas e discursividades indissociáveis de categorias explicativas, como as de gênero, classe, colonialidade, modernidade,  etnia e raça.  Ao final, buscou-se ressaltar a importância desses estudos para a construção de uma ciência – sociedade democrática, na medida em que se postula novos conceitos, teorias e metodologias que se relacionam com a vida social e com a luta política. 

 


Palavras-chave


Ciência. Colonialidade. Epistemologia feminista. Modernidade. Pensamento decolonial.

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DOI: 10.3895/cgt.v14n44.12158

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