Articulando Ciência, Gênero e Raça/Etnia na Educação Profissional e Tecnológica

Patricia Fernandes Lazzaron Novais Almeida Freitas, Ângela Maria Freire de Lima e Souza

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar de que forma o viés androcêntrico característico da Ciência Moderna se manifesta até os dias atuais em uma instituição de ensino, parte da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Sob o pretexto de formar profissionais racionais e objetivos para as indústrias, enfatizam-se conhecimentos técnicos em detrimento de conhecimentos humanos. Sob essa perspectiva positivista e tecnicista, a abordagem de temáticas tais como relações étnico-raciais e relações de gênero são negligenciadas. O artigo examina esse problema sob duas vertentes teóricas, a História da Ciência e os Estudos Feministas da Ciência e da Tecnologia, em especial a teoria feminista perspectivista. Utiliza-se, neste texto, a pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas com gestores(as) e docentes do Instituto Federal da Bahia, Campus Salvador. O artigo aponta para a relevância de uma formação ampla, que vá além do positivismo e do tecnicismo, mas que o processo de ensino e aprendizagem esteja em estreita articulação com as realidades sociais, em consonância com a missão do instituto, a saber, a formação de cidadãos(ãs) críticos(as) e conscientes de seu papel frente às demandas sociais.


Palavras-chave


Gênero; Raça; Ciência; Tecnologia; Educação.

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DOI: 10.3895/cgt.v14n43.12098

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