Entre falas e práticas: uma escola para todos e todas e o desafio de novas tecnologias

Adan Renê Pereira da Silva, Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas, Paulo Henrique Trindade Correa

Resumo


O trabalho contempla desafios para docentes desenvolverem uma educação para a diversidade sexual e de gênero. Para tanto, objetiva investigar a concepção de professores/as acerca da temática e as prováveis implicações para alunas/os. Desenvolveu-se pesquisa qualitativa, analisando-se três falas de docentes da rede pública municipal de Manaus, com foco nos Estudos Culturais, selecionadas por amostra proposital. Os resultados evidenciam que a heteronormatividade segue praticamente intocada no cotidiano escolar, por falta de informação ou deliberadamente, com docentes reproduzindo essa concepção no cotidiano, replicando discursos como o da “ideologia de gênero” ou não trabalhando com a temática, necessitando enfrentar o conservadorismo religioso de pais, mães, alunos/as e profissionais da escola. Assim, mudanças tendem a ser demoradas e custosas, sendo imprescindível que se invista em formação para professores/as, com vieses para além do biológico, gerando novas tecnologias.


Palavras-chave


Diversidade sexual; Gênero; Sexualidade; Escola; Formação de Professores

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DOI: 10.3895/cgt.v14n43.12026

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