Entre falas e práticas: uma escola para todos e todas e o desafio de novas tecnologias
Resumo
O trabalho contempla desafios para docentes desenvolverem uma educação para a diversidade sexual e de gênero. Para tanto, objetiva investigar a concepção de professores/as acerca da temática e as prováveis implicações para alunas/os. Desenvolveu-se pesquisa qualitativa, analisando-se três falas de docentes da rede pública municipal de Manaus, com foco nos Estudos Culturais, selecionadas por amostra proposital. Os resultados evidenciam que a heteronormatividade segue praticamente intocada no cotidiano escolar, por falta de informação ou deliberadamente, com docentes reproduzindo essa concepção no cotidiano, replicando discursos como o da “ideologia de gênero” ou não trabalhando com a temática, necessitando enfrentar o conservadorismo religioso de pais, mães, alunos/as e profissionais da escola. Assim, mudanças tendem a ser demoradas e custosas, sendo imprescindível que se invista em formação para professores/as, com vieses para além do biológico, gerando novas tecnologias.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/cgt.v14n43.12026
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.