A participação de professoras negras nos programas de pós-graduação da UFMG

Fernanda Aparecida de Souza, Silvani dos Santos Valentim

Resumo


Este artigo teve como objetivo analisar a presença de professoras negras nos programas de pós-graduação stricto sensu da UFMG, tendo em vista a necessidade de estudos que mapeiem a presença de mulheres negras em espaços institucionalizados de produção de conhecimento e a atualização do debate acerca da falta de diversidade étnico-racial nas universidades brasileiras. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se um mapeamento do corpo docente nos sítios eletrônicos dos programas e, posteriormente, a identificação do pertencimento racial das professoras, segundo a autodeclaração informada no Currículo Lattes. Os dados obtidos evidenciam exclusão e segregação de mulheres negras no âmbito da pós-graduação stricto sensu. Analisados à luz da interseccionalidade, verifica-se uma complexa dinâmica que estrutura e opera as relações sociais neste contexto de atuação profissional.


Palavras-chave


Professoras negras; Produção do conhecimento científico; Pós-graduação stricto sensu; Interseccionalidad

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/cgt.v13n42.11041

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr