Histórico do periódico

A revista Cadernos de Gênero e Tecnologia surgiu de uma ideia de compartilhar com às/aos pesquisadoras/es do Núcleo de Gênero e Tecnologia (GeTec) os trabalhos que estavam sendo desenvolvidos e apresentados em eventos acadêmicos/científicos por estas/es pesquisadoras/es. A ideia que partiu das/os pesquisadoras/es do GeTec era simples, modesta e despretensiosa pois visava a circulação interna ao grupo de estudos. Com a publicação do primeiro número dos Cadernos de artigos sobre gênero e tecnologia no ano de 2004, as coordenadoras editoriais Lindamir Salete Casagrande e Juliana Schwartz, mestrandas do Programa de Pós-Graduação e Tecnologia (PPGTE) consideraram que existia espaço e possibilidade de se transformar aquela ideia em algo maior. Com base nisso, foram em busca de apoios para tal empreitada e encontraram este suporte no então coordenador do PPGTE professor Gilson Leandro Queluz e do responsável pela gráfica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, então CEFET-PR) professor Yoshihiro Shimizu (in memorian). Em 2005 a revista mudou de nome, conseguiu o ISSN e começou sua publicação com circulação nacional e periodicidade trimestral. Muitas foram as dificuldades para manutenção desta publicação, de modo especial após a perda do grande incentivador professor Shimizu. As principais dificuldades diziam respeito a pessoal de apoio a publicação (revisão, diagramação e impressão).

Em 2017 a publicação completou 12 anos de existência e neste período, infelizmente houve quebra de periodicidade por 3 vezes. Nos anos de 2010, 2012 e 2015 não houve publicação por uma série de contingencias. Em 2016 mudou-se a periodicidade para semestral e iniciou-se o processo para migração para o Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER) que finalizou em 2017 com a criação e divulgação da página na internet do periódico. Neste ano também ocorreu a mudança da revista do modo impresso para o modo online. Esta mudança permitirá maior visibilidade e alcance da publicação.

O ano de 2016 foi um ano marcante na trajetória dos Cadernos de Gênero e Tecnologia.  Este ano marcou devido ao fato de que os Cadernos de Gênero e Tecnologia recebeu o reconhecimento da Rede Brasileira de Ciência, Tecnologia e Gênero como a publicação oficial da área e em 2017 a revista recebeu o mesmo reconhecimento da Rede Iberoamericana de Ciencia, Tecnolgia y Género. Desta forma, os Cadernos de Gênero e Tecnologia iniciam essa nova fase com novos desafios e um deles é honrar o apoio recebido das/os pesquisadoras/es desta área do conhecimento.



ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr