Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Cadernos de Gênero e Tecnologia é uma publicação semestral do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE - mestrado e doutorado) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O objetivo da publicação é ser um veículo de divulgação de pesquisas inéditas relacionadas ao campo interdisciplinar de gênero, ciência e tecnologia e seus múltiplos enfoques. O público alvo são pesquisadoras/es da temática sob uma abordagem interdisciplinar, característica nata dos estudos de gênero.

A linha editorial da revista prioriza a discussão interdisciplinar das diversas formas de relação e interação de gênero e tecnologia e sua inserção e manifestação nos múltiplos setores da sociedade, a partir de uma compreensão ampla dos conceitos de gênero e tecnologia. Destaca-se que estes dois termos assumem significados e definições que variam de acordo com a época, região, cultura, crença da sociedade na qual estão inseridos, enfim são termos polissêmicos.

As publicações dos Cadernos de Gênero e Tecnologia enquadram-se nas seguintes áreas do conhecimento do CNPQ:

7.00.00.00-0 CIÊNCIAS HUMANAS

7.03.00.00-3 Antropologia

7.08.00.00-6 Educação

7.05.06.00-0 História

7.02.00.00-9 Sociologia das Ciências

A revista aborda temáticas que relacionam gênero, ciência e tecnologia com a sociedade. Os artigos submetidos a apreciação do comitê editorial dos Cadernos de Gênero e Tecnologia podem versar sobre: Gênero e Tecnologia; Gênero e Ciência; Gênero e diversidade sexual; Gênero e Educação; Divisão sexual do trabalho; Gênero e trabalho; Tecnologia e sexualidade; História das mulheres; Trajetória de vida de mulheres; Mulher nas ciências; Feminismo e ciência; análises estatísticas sobre a participação das mulheres e homens na educação, ciências e tecnologia;  resultados de pesquisas no campo Gênero Ciência e Tecnologia; experiências no Ensino de Ciências e das Ciências Naturais com enfoque de gênero;  a formação docente para a minimização das desigualdades de gênero; história da educação sob o enfoque de gênero; “estados da arte” das pesquisas e da bibliografia no campo Gênero, Ciência e Tecnologia relacionados à educação; processos de feminilização e feminização nas áreas tecnológicas; História da Ciência e Tecnologia sob a perspectiva de gênero; dentre outros.

A Revista Cadernos de Gênero e Tecnologia terá as seguintes seções:

a) Artigos;

b) Artigos de revisão;

c) Ensaios;

d) Resenhas;

e) Entrevistas.

 

Políticas de Seção

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Editores
  • Lindamir Salete Casagrande
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Originais

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Revisão

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos traduzidos

Artigos traduzidos de outros idiomas mediante autorização das/os autoras/es. A autorização deve estar em poder da/o tradutora/r e uma cópia deve ser enviada aos Cadernos de Gênero e Tecnologia como documento complementar.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção temática

Destinada a publicar artigos que atendam a uma chamada para edição temática.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

1. Avaliação por pares
A análise e a aprovação das contribuições à Cadernos de Gênero e Tecnologia  são realizadas por pares.

2. Avaliação anônima
Adota-se o sistema de avaliação anônima (blind review) para análise das contribuições, com pelo menos dois avaliadores, com a participação externa (a instituição editora ou ao país), de acordo com a política editorial e critérios de avaliação da Cadernos de Gênero e Tecnologia. Textos que não estejam de acordo com os critérios e requisitos exigidos pela revista não terão sua submissão aceita para publicação.

3. Prazo para avaliação
O prazo para resposta ao primeiro ou único autor do trabalho (artigo) submetido é de até 120 dias contados da data de seu recebimento na Cadernos de Gênero e Tecnologia.

4. Responsabilidade dos autores
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) / da(s) autor(as). Os direitos, inclusive de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigo ou documento sem autorização, desde que identificada sua fonte.

 

Periodicidade

A periodicidade será semestral com uma média de 8 artigos originais por número. 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr