Aprendizagem cooperativa: método jigsaw, como facilitador de aprendizagem do conteúdo químico separação de misturas

Marco Aurélio da Silva, Leonardo Baltazar Cantanhede, Severina Coelho da Silva Cantanhede

Resumo


A educação básica, em particular o Ensino Médio, tem como objetivo não apenas a formação profissional, mas também a construção da cidadania. Diante disso, aos jovens, também devem ser oferecidas estratégias para o estímulo à formação de diferentes pontos de vista e opiniões, lhes fornecendo tanto autonomia intelectual quanto o acesso à produção do conhecimento de forma coletiva e colaborativa. Nesse sentido, esse processo pode ser entendido como uma aprendizagem cooperativa. Essa ferramenta vem se apresentando como uma alternativa viável para a superação das dificuldades de aprendizagem em disciplinas como a Química, pois trazem melhorias no processo de ensino e aprendizagem, auxiliando na diminuição de competição, resolução de conflitos em sala de aula e, como consequência, promovendo uma maior interação social entre os alunos. Nesse contexto, o presente trabalho utilizou a aprendizagem cooperativa, no formato Jigsaw, aplicado através de oficina em sala de aula, como ferramenta de aprendizagem para o entendimento do conteúdo químico Separação de misturas, em uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Para a análise da eficiência do método, utilizou-se um instrumento de verificação da aprendizagem e outro de avaliação da proposta de ensino no formato de questionários (Likert), que foram aplicados antes e após a oficina. Observou-se um aumento de 84% nas frequências relativas para as respostas positivas dos alunos quanto ao conteúdo do instrumento de verificação da aprendizagem e de 94% para avaliação da proposta de ensino, indicando a eficiência do método aplicado.


Palavras-chave


Aprendizagem Cooperativa; Método Jigsaw; Ensino de Química

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v5n1.9323

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