Explorando o objeto de aprendizagem feira dos pesos: uma experiência no ensino fundamental

Fabio Roberto Vicentin, Marinez Meneghello Passos

Resumo


A pesquisa cujos resultados apresentamos neste artigo teve por objetivo investigar se a utilização de um determinado objeto de aprendizagem por meio da lousa digital seria capaz de propiciar a interatividade e a interação entre os recursos tecnológicos, os estudantes e o professor. O artigo traz a descrição de um produto educacional e os procedimentos estabelecidos para sua exploração junto a um grupo de dez alunos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de um colégio da rede paranaense estadual de ensino que possuía esse equipamento tecnológico específico – a lousa digital – desde o ano de 2013. As atividades que compõem o objeto de aprendizagem – Feira dos Pesos – foram exploradas pelos alunos por intermédio de uma lousa digital. Nossa opção foi por uma abordagem qualitativa de investigação, pois a coleta de dados ocorreu durante aulas de Matemática no Ensino Fundamental, por meio de notas de campo e de gravações em vídeo realizadas pelos pesquisadores. Para a interpretação das informações coletadas pautamo-nos nos procedimentos da Análise de Conteúdo utilizando os procedimentos de organização, interpretação e análise, segundo os conceitos metodológicos e analíticos dos autores Moraes (1999) e Moraes e Galiazzi (2011). Tal processo analítico permitiu evidenciar indícios de interatividade (com a lousa digital, o objeto de aprendizagem, o ultrabook, o celular e o quadro negro) e de interação (com outros alunos, professores e integrante da equipe pedagógica) que surgiram naturalmente em decorrência da realização das tarefas da atividade explorada na lousa digital e no ultrabook.

Palavras-chave


Lousa digital; Objeto de aprendizagem; Interatividade e interação; Produto educacional.

Texto completo:

PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v5n1.9262

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr