Caracterização da prática como componente curricular em cursos de biologia

Jaiane Moraes Boton, Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto

Resumo


O professor é visto como mobilizador de saberes que constrói e reconstrói seus conhecimentos conforme sua necessidade. No entanto, pesquisas apontam que muitos professores manifestam uma tendência a desvalorizar sua formação profissional. Considerando a importância da Prática como Componente Curricular (PCC) na formação de professores e as peculiaridades dos cursos de licenciatura em Biologia, temos como objetivo investigar e discutir como estão distribuídas as disciplinas relacionadas à PCC em cursos de Ciências Biológicas. Para tanto, analisamos Projetos Pedagógicos de Cursos de Ciências Biológicas com foco nos seguintes aspectos: como é desenvolvida a Prática como Componente Curricular e em quais semestres ela ocorre. Por meio da análise documental (Lüdke e André, 2018), percebemos que a maioria dos cursos está em conformidade com as legislações que regulamentam a duração e a carga horária obrigatória aos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, mas deverão adequar-se à Resolução 2/2015, que entrará em vigor a partir de julho de 2019. Vimos também que a PCC muitas vezes é compreendida de maneira distorcida, sendo confundida com a aplicação dos conhecimentos específicos em sala de aula, ou seja, com Estágio Curricular Supervisionado ou com técnicas de práticas em laboratório. No entanto, a PCC deve ser realizada de diferentes formas, sem necessariamente envolver atividades em laboratório ou campo. Neste sentido, os Estágios Curriculares Supervisionados são os espaços mais oportunos para exercitar os conhecimentos e habilidades desenvolvidos com a PCC. Nesse sentido, consideramos a PCC como momento de conexão do curso, voltada ao encadeamento das disciplinas da área específica com as da área pedagógica e sua possível aplicação em sala de aula.


Palavras-chave


Formação de Professores; Prática como Componente Curricular; Cursos de Ciências Biológicas

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DOI: 10.3895/actio.v4n1.8547

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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