Paleontologia e ensino de ciências: uma análise dos documentos oficiais e materiais presentes nos anos finais do ensino fundamental
Resumo
A Paleontologia é uma ciência interdisciplinar, considerada como tema transversal nos processos de ensino e aprendizagem de ciências. No entanto, esse assunto geralmente é abordado de forma fragmentada e descontextualizada nos anos finais do Ensino Fundamental, sem explorar o total potencial desta área do conhecimento. Neste trabalho objetivou-se identificar como a Paleontologia está presente no Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, foram analisados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Diretrizes Curriculares Estaduais (DCE) do Paraná, assim como coleções de livros didáticos aprovados no edital do PNLD do ano de 2014 (Projeto Araribá e Companhia das Ciências). Os documentos e livros foram investigados através de análise documental, utilizando indicadores para apontar a presença de discussões sobre Paleontologia nos textos, imagens e atividades. A partir da análise dos currículos, ficou evidente uma disparidade quanto a presença de debates em torno da Paleontologia, sendo que os PCN orientam de forma mais clara e ampla sua utilização em sala de aula, enquanto que as DCE exibiram poucas recomendações de ensino por meio do tema. Os livros didáticos compartilham da mesma problemática. A coleção Projeto Araribá apresentou de forma ampla e contextualizada questões sobre Paleontologia, e, de forma contrária, o grupo de livros da Companhia das Ciências não expôs o assunto de forma clara, e com tratamento descontextualizado, pouco direcionada às questões regionais. Como resultado, foi possível perceber uma fragilidade nas orientações curriculares e abordagens dos conhecimentos da Paleontologia dentro da sala de aula, deixando, a critério da afinidade do educador, a inclusão do tema no processo de ensino, resultando em um baixo proveito das potencialidades que a Paleontologia oferece para o Ensino de Ciências.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v4n1.8001
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923