A construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais: contribuições de uma oficina temática sobre investigação criminal

Vanessa Carolina Volpato, Jhonny Araújo de Aguiar, Jheniffer Micheline Cortez dos Reis

Resumo


O presente estudo teve como objetivo investigar as contribuições do desenvolvimento de uma Oficina Temática sobre investigação criminal na construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais na educação básica, no âmbito da violência contra a mulher. Essa pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada durante o Estágio Supervisionado e aplicada para vinte alunos do Ensino Médio de uma escola pública paranaense. As atividades desenvolvidas durante a Oficina Temática, tais como a ficha de investigação da cena do crime e os dois questionários pós-experimento, configuraram como os instrumentos de coleta de dados, que foram submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que a resolução de um crime e a realização de experimentos voltados à Ciência Forense, possibilitaram a construção de conceitos, procedimentos e atitudes ao levantar hipóteses, propor soluções, observar e interpretar os fenômenos investigados durante a Oficina. As dificuldades encontradas estão, principalmente, na dimensão conceitual, no que se refere à apropriação dos conhecimentos científicos abordados. Por fim, destacamos que a elaboração e aplicação desta atividade permitiu levantar questionamentos sobre o papel da educação na sociedade e a formação inicial do professor como mediador do conhecimento.

Palavras-chave


Ciência Forense; Violência contra a mulher; Estágio Supervisionado.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/actio.v2n3.6863

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr