“Frankenweenie”: um olhar para o meio fílmico e o ensino de ciências

Kathya Rogéria da Silva, Marcia Borin da Cunha

Resumo


O cinema é uma mídia que faz parte do cotidiano dos estudantes, seja pelo hábito de ir ao cinema ou de assistir filmes em casa. No ambiente escolar, o cinema tem diferentes potencialidades, podendo ser um instrumento de discussão, de investigação ou para o desenvolvimento de atividades relacionadas aos conceitos tratados em sala de aula. Por isso, é necessário olhar para o filme de modo a compreender a dimensão estética, a ideologia e os valores socioculturais presentes no meio fílmico. Nessa perspectiva, o filme de animação “Frankenweenie”, lançado no ano de 2012, foi assistido, descrito e analisado, abordando amplos e detalhados aspectos do filme, que podem ser discutidos durante as aulas de Ciências, apresentando uma descrição da imagem de Ciência e cientistas presentes neste filme, a fim de instruir ou orientar professores durante o trabalho com filmes em sala de aula. A partir disso, observamos que o cientista representado é Victor, um menino que nasceu com aptidões voltadas para Ciência, pois tem muita habilidade intelectual na disciplina de Ciências e para o manuseio de diferentes equipamentos. Ao ver seu cão e melhor amigo morrer, decide utilizar os conhecimentos aprendidos nas aulas de Ciências, para reviver o seu animal. O filme traz diferentes aspectos da pesquisa científica, como a competição e as variáveis envolvidas no processo. Entretanto, apresenta a ciência basicamente como experimental, pois durante todo o enredo, a pesquisa de Victor e de seus colegas está sempre relacionada a comprovações experimentais.


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Cinema; Imagem de Ciência

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/actio.v2n3.6861

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr